Inventor do Bina fez palestra no Câmpus São José

Um dos mais conhecidos inventores brasileiros, o mineiro Nélio José Nicolai, ministrou palestra na SNCT no Câmpus São José e contou um pouco sobre a batalha judicial que enfrenta há cerca de 10 anos pelo reconhecimento de sua patente sobre o sistema Bina (sigla para “B identifica o número de A”), que deu origem aos identificadores de chamada de aparelhos de telefone fixos e móveis. Nicolai move processos na justiça contra grandes empresas do ramo de telecomunicações tentando ser ressarcido pelo uso de identificadores de chamada.

nelionicolai

De acordo com o inventor, ele tem pouco reconhecimento no Brasil, enquanto recebeu prêmios no exterior, como uma medalha da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Wipo, na sigla em inglês). Segundo ele, o fato de não ser pago pelo uso dos identificadores de chamada prejudica também a sociedade brasileira, que perde o dinheiro de impostos que seriam cobrados sobre os recursos que receberia. Somente no Brasil, são cerca de 267 milhões de celulares, que em sua maioria usam, segundo Nicolai, a tecnologia que ele desenvolveu e patenteou. “A patente não é patrimônio de uma só pessoa, mas de um país”, comenta.

Nicolai afirmou que o inventor precisa “tentar achar a pergunta para encontrar a resposta” e que na academia há boas ideias que se perdem porque as pessoas têm medo de desenvolvê-las por medo de ser criticadas.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *